Menu

Agenda Infantil: Programação para crianças em Brasília

Jardim Botânico recebe Sementes nos Parques

Categoria :
Teatro
Data:
Domingo, 16 de Setembro de 2018 11:00
Local
Jardim Botânico de Brasília
Entrada
Franca
Censura
Livre

O Dia do Cerrado é comemorado anualmente em 11 de setembro. Para marcar a data, o Jardim Botânico de Brasília recebe o Sementes nos Parques. O projeto discute a conscientização ecológica de forma lúdica e divertida para crianças e adultos. A apresentação da peça concebida pela atriz Caísa Tibúrcio é neste domingo (16), a partir das 11h. Em seguida, haverá uma vivência ambiental, onde as crianças irão plantar sementes de jatobá (planta típica do bioma da região Centro-Oeste) - sem agrotóxicos e com alto percentual de germinação - num vaso que é totalmente biodegradável.


Caísa explica que a história fala sobre as possíveis sementes da vida, das organizações, dos desejos, dos sonhos, da arte. “A metáfora de plantar e cuidar de uma semente é explorada ao máximo. A personagem é uma plantadeira imperturbada e mostra que todos nós podemos ser terreno fértil para germinar desejos incríveis; podemos ser cuidadores de projetos, pessoas, encontros, sementes”, ressalta a atriz. 


Semana do Cerrado


Um só dia é muito pouco para celebrar e difundir a importância do bioma considerado a maior savana da América do Sul - cobrindo 25% do território nacional - e que abriga mais de 30% da biodiversidade brasileira. Por isso, diversas instituições público e privadas comemoram a Semana do Cerrado.


Com uma proposta de trazer à tona a relação do homem com a natureza de forma lúdica, o Sementes participa das comemorações deste ano. “O projeto propõe uma vivência de educação ambiental com crianças e familiares sobre o ciclo de vida da semente, seu cultivo e o manejo da terra guiado com monitores e técnicos especializados”, informa Caísa Tibúrcio.

A preocupação com o meio ambiente está presente até no material de divulgação impresso, confeccionado também com papel biodegradável e com sementes incrustradas. Isso significa que o folder com toda a programação pode ser plantado e dar lugar a uma linda margarida ou a um pé de cenoura. Já a cartilha de educação ambiental será impressa em papel reciclado. Haverá também coleta de lixo e resíduos produzidos durante as apresentações e oficinas.

Sinopse:

Em um pedaço de terra seco no interior do mundo, uma mulher se encontra sozinha. Carrega em sua bagagem a simplicidade, o sonho e alguns poucos objetos “encantatórios”. De repente, coisas mágicas passam a acontecer. Será que ela está mesmo sozinha? Das lembranças de menina, de quando a semente brotava do próprio ser, nasceu essa poesia. Vem do começo da vida, do sonho. O espetáculo é uma brincadeira que serve para experimentar o mundo sob o signo de uma semente, para ter a chance de cheirar as flores imaginadas, para dançar e ouvir a música dos canarinhos, para comer a fruta nascida dos devaneios da infância, para afirmar a liberdade do sonhadário.

Serviço:

Sementes nos parques

Data: 16 de setembro

Hora: 11h

Local: Jardim Botânico de Brasília (Lago Sul)

Vivência Ambiental gratuita depois do espetáculo. A oficina com plantio é limitada a 30 vagas. Inscrições no local, por ordem de chegada, com distribuição senha a partir de 10h.

Acesso livre e gratuito

 
 

Todas as Datas:

  • Domingo, 16 de Setembro de 2018 11:00

Passeios

Dicas do Papai