Lançamento de Bilica Chorona

capa-bilica-chorona
Categoria :
Atividades
Data:
Sábado, 8 de Dezembro de 2018 17:00
Local
Quanto Café
Telefone :
(24) 98824-9542
Entrada
Franca
Censura
Livre
Indicação
Toda família

Mães choram. Choram de preocupação, choram por medo, choram por cansaço e choram até por coisa nenhuma. Mas pode ser um susto quando a criança descobre que elas têm isso, pelo menos isso, em comum com o restante da humanidade. Foi dessa memória, o dia que descobriu que havia lágrimas no rosto da sua mãe, que nasceu a inspiração para o primeiro livro da educadora e observadora de mundo Isabelle Borges, vencedora no ano passado da I Seleção de Originais da Editora Lago de Histórias, com Bilica Chorona.

Em Brasília, o lançamento com sessão de autógrafos e conversa com a autora serão realizados no próximo dia 8/12, a partir das 17h, no Quanto Café (CLN 103 – Bloco A).

O nome da personagem é uma homenagem ao avô de Isabelle, que a apelidou de Bilica na infância. “Senti que esse deveria ser o nome dela”. Mas Bilica bem poderia ser Maria, Alice, Joana ou qualquer outra, afinal a menina chorava para se fazer entender. O problema é que não a compreendiam totalmente.

- Ela ainda não tinha aprendido que a palavra também podia dar jeito em dor ralada, em medos do mundo e em vontades do peito.

A autora se remete às suas lembranças e de como também abria o berreiro quando ainda não sabia dizer o que queria. “Este livro não é exatamente sobre minha vida, mas as histórias sempre levam um pedaço do escritor amarrado nas palavras”, conta a autora.

 Com quarta capa da escritora Edna Bueno, para quem escrever é um jeito de estar no mundo, invadir e tocar, uma das grandes perguntas que o livro faz é como engolir se as lágrimas teimam e transbordam. Será que choro acaba um dia? Adultos não choram? Onde guardam o choro? A vida se encarrega, contudo, de contar seus segredos e, devagarzinho, quando menos se espera, a menina acaba fazendo uma descoberta surpreendente.

Para Isabelle Borges, a percepção do pranto, que se inicia na infância, e o modo como ele percorre nosso corpo até chegar a vida adulta é uma temática para todas as idades. “Trabalhei e estudei muitos anos com a infância e estrear na literatura infantil com essa história, que me traz tanta verdade e afeto, é um grande presente e conquista. Toda vez que olho o livro me emociono... isso me preenche de amor”, diz.

 

SERVIÇO

Bilica Chorona

Editora: Lago de Histórias
Formato: 25x25

Páginas: 32p
Preço: R$ 39,90

 

 

Sessão de autógrafos

8 de dezembro - sábado

17h

Quanto Café (CLN 103 – Bloco A)

 

SOBRE A AUTORA

 

Isabelle Borges é educadora, mestre em psicologia do desenvolvimento, pós graduada em Amadurecimento Lúdico, escritora, observadora de mundo e caçadora de poesia. Autora na antologia “No fundo de doze histórias corre um rio”, pela Editora Casa da Palavra, acumula certo estudo em subir em árvore, sentir o vento no rosto e dançar palavra. Coloca como um dos seus maiores objetivo ajudar o outro a alcançar sua criatividade pelo pé e existir-se em si mesmo. Gosta de ver as pessoas de corpo inteiro, sendo toda a poesia que cabe em si.

Editora e Casa Cultural Lago de Histórias
A Casa Cultural Lago de Histórias é um desdobramento da editora homônima, fundada em novembro de 2016 no Rio de Janeiro, na mesma noite de lançamento dos livros Mais felizes do que sempre, Bia sem pressa, Os medos de Bel, e Soldado. Em 2017, o catálogo ganhou reforço de Olga e Grande ou pequena? Ainda em 2017, reforçaram o catálogo: A Moça Artista do Topo do Morro e Vicky, todos de autoria da escritora e pedagoga Helena Lima. Em agosto de 2018 chegou ao mercado editorial pela Lago de Histórias o bilíngue Todos os pais do mundo / All the dads in the world, do professor e músico André Tavares. Em outubro, foi a vez dos Contos de Encantar o Céu, de Helena Lima, Ana Luiza Figueiredo e Angela Leite Souza.

Com uma proposta rara no Rio de Janeiro, de oferecer oficinas de criação literária e de artes regulares para crianças, em horário complementar à escola e de segunda a sexta-feira, a Casa Cultural Lago de Histórias abriu suas portas em abril de 2017.

É voltada também para pais, professores e todos que desejam despertar ou aperfeiçoar sua escrita e leitura. 

 

 

 

 

 
 

Todas as Datas:

  • Sábado, 8 de Dezembro de 2018 17:00