Programação do Planetário de Brasília

e2bf3b11df0b872112757f1c2fee6e32_XL
Categoria :
Atividades
Data:
Sábado, 19 de Dezembro de 2015 08:00 - 20:00
Local
Planetário de Brasília - Sdc - Brasília, Brasília - DF
Telefone :
(61) 3361-6810
Entrada
Franca

É possível acompanhar sessões de filmes no Planetário de Brasília todos sábados, domingos e feriados. Confira nesta página a programação e as informações detalhadas sobre o que acontece no Planetário!


PROGRAMAÇÃO: Sábados, Domingos e Feriados

10h – Sessão "O segredo do foguete de papelão"

11h – Sessão "O segredo do foguete de papelão"

14h – Sessão "Dois pedacinhos de vidro"

15h – Sessão com exibição do filme "Origens da Vida"

16h30 – Sessão "Reino de Luz"

17h30 – Sessão "Origens da Vida"

18h30 – Sessão com exibição do filme "Reino de luz"


Horários de funcionamento do Planetário de Brasília

 De terça a sexta, das 9h às 21h

Sábado e Domingo, das 8h às 20h

Horário da bilheteria para a cúpula de projeção: de terça a domingo, das 8h às 19h.

Durante os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro, 2 e 30 de novembro e 25 de dezembro, o Planetário não abrirá. 

ENTRADA - Ingressos para as sessões na cúpula: 1kg de alimento não perecível. Crianças até três anos, acompanhadas pelo responsável, não pagam.

A entrada no prédio para visitação das instalações e exposições é franca.


FUNCIONAMENTO DO PLANEJTÁRIO

A cúpula do Planetário de Brasília tem capacidade máxima para 80 pessoas por sessão, com uma poltrona especial para cadeirante e duas para pessoas obesas.

Ingressos para as sessões na cúpula: 1kg de alimento não perecível. Crianças até três anos, acompanhadas pelo responsável, não pagam.

A entrada no prédio para visitação das instalações e exposições é franca.

A partir da abertura (8h), a bilheteria distribui os ingressos para todas as sessões do dia, e podem ser retirados até 5 ingressos por pessoa.

O ingresso é válido apenas para o dia e horários indicados.

O ingresso é distribuído somente para as sessões do dia de sua retirada, e pode ocorrer a partir das 8h da manhã ou próximo ao horário da sessão, caso haja disponibilidade de lugar. 

Não é possível a retirada do ingresso para o dia subsequente.

Após o começo das sessões É ESTRITAMENTE PROIBIDA a entrada de público na cúpula. (a projeção ocorre em toda a extensão da cúpula. Qualquer luminosidade extena interrompe a projeção para quem já está dentro da sala), portanto, a abertura das portas durante a exibição compromete a qualidade das imagens projetadas. A movimentação só é permitida para as pessoas que já estiverem dentro da sessão, no caso de necessidade. Uma vez que a pessoa precise sair, não é permitido o retorno para a sala de exibição.

Pedimos ao público que desligue ou deixe os celulares no modo silencioso durante as apresentações.

Não é permitida a entrada com alimentos no planetário.

É aconselhado o uso de agasalhos leves na cúpula, em decorrência de baixa temperatura no ambiente.


Sinopses dos filmes

Dois pedacinhos de vidro

O título "Dois Pedacinhos de Vidro" faz referência a duas lentes que, colocadas em um tubo, foram capazes de revelar um céu nunca antes visto pela humanidade. Ao participar de uma noite de observação das estrelas, dois adolescentes aprendem como o telescópio nos ajudou a entender o nosso lugar no espaço e como esses aparelhos continuam expandindo nossa compreensão sobre o universo.

A conversa deles com uma astrônoma, os faz entender a história do telescópio e as descobertas que estas maravilhosas ferramentas têm feito. Os estudantes aprendem não só como os telescópios funcionam, mas principalmente como os maiores observatórios do mundo usam estes instrumentos para explorar os mistérios do universo. Ao olhar pelo telescópio, os estudantes - juntamente com a plateia, exploram as luas galileanas, os anéis de Saturno e a estrutura espiral de galáxias. Durante a conversa, eles também aprendem sobre as descobertas de Galileu, Huygens, Newton, e muitos outros astrônomos, físicos, matemáticos e cientistas. Além de ampliar o conhecimento a respeito destas personalidades, os personagens do filme e o público aprendem sobre o Hubble - um satélite astronômico artificial não tripulado que carrega um imenso telescópio.

O filme apresenta entrevistas com importantes astrofísicos e cosmólogos de renomadas universidades e observatórios do mundo. Eles explicam os conceitos que vão desde o ato de Galileu de revelar o cosmos com um simples telescópio até as mais recentes descobertas no espaço, incluindo a novas ideias surpreendentes sobre a vida em outros planetas e o buraco negro.

Duração: 23 minutos

Faixa etária recomendada: a partir de 12 anos



Reino de luz: uma breve história da vida

O estudo da astronomia começou há mais de 30 mil anos. Até hoje, diversas respostas foram encontradas com a mesma frequência em que mais perguntas surgem em consequência dos próprios questionamentos. Em "Reino de Luz", somos convidados a fazer uma reflexão sobre nosso lugar no universo, sobre a exploração do espaço e sobre as conquistas e avanços que a humanidade foi capaz de realizar.

Duração: 24 minutos

Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos


Origens da vida

A humanidade sempre se interessou em saber se existe vida fora do planeta Terra tal como a conhecemos. Formas de vida exóticas são raras, mas quando encontradas despertam a curiosidade dos cientistas. Em "Origens da Vida" são mostrados os fatos importantes na evolução da vida na cronologia do Universo, passando pelo seu início no Big Bang, criação do Sistema Solar, formação da Terra, seguida das condições para a existência de vida no nosso planeta. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. E traz um olhar sobre a extinção dos dinossauros. O filme é uma viagem fantástica através do tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária.

Duração: 24 minutos

Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos


O segredo do foguete de papelão

Em uma viagem lúdica pelo espaço, três coisas são essenciais: um foguete de papelão, um prestativo livro de astronomia e uma dose de imaginação. A nave é construída a partir de uma caixa de papelão, contendo uma carga de balões cheios de ar fresco e de um livro de astronomia emprestado da biblioteca. A jornada passa pelo Sol e pelos planetas rochosos e gigantes gasosos com seus belos anéis. A viagem não é livre de riscos, mas o livro de astronomia ajuda em todas as situações de perigo.

Duração: 45 minutos

Faixa etária recomendada: de 4 a 11 anos


Sessão comentada

Esta exibição é guiada por monitores e os visitantes têm a oportunidade de fazer perguntas e sugerir temas para projeção na cúpula do Planetário.

Duração: Variável

Faixa etária: Variável

 
 

Todas as Datas:

  • De Sábado, 3 de Outubro de 2015 08:00 até Sábado, 31 de Dezembro de 2016 20:00
    Sábado & Domingo